Pages

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Liturgia do Dia


Dia: 18/10/2010
Primeira Leitura: 2º Timóteo 4, 10-17



SÃO LUCAS, EVANGELISTA
(vermelho, glória, pref. dos apóstolos - ofício da festa)

Leitura da segunda carta de São Paulo a Timóteo -  

10Demas me abandonou, por amor das coisas do século presente, e se foi para Tessalônica. Crescente, para a Galácia; Tito, para a Dalmácia. 11Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é bem útil para o ministério. 12Tíquico enviei-o para Éfeso. 13Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade na casa de Carpo, e também os livros, principalmente os pergaminhos. 14Alexandre, o ferreiro, me tratou muito mal. O Senhor há de lhe pagar pela sua conduta. 15Tu também guarda-te dele, porque fez oposição cerrada à nossa pregação. 16Em minha primeira defesa não houve quem me assistisse; todos me desampararam! (Que isto não seja imputado.) 17Contudo, o Senhor me assistiu e me deu forças, para que, por meu intermédio, a boa mensagem fosse plenamente anunciada e chegasse aos ouvidos de todos os pagãos. E fui salvo das fauces do leão.

- Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(144)

REFRÃO: Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso reino glorioso!

1. Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem /e os vossos santos, com louvores, vos bendigam! / Narrem a glória e o esplendor do vosso reino / e saibam proclamar vosso poder! -R.
2. Para espalhar vossos prodígios entre os homens / e o fulgor de vosso reino esplendoroso. / O vosso reino é um reino para sempre, / vosso poder, de geração em gerção. -R.
3. É justo o Senhor em seus caminhos, / é santo em toda obra que ele faz. / Ele está perto  da pessoa que o invoca, / de todo aquele que o invoca lealmente.-R.


Evangelho: Lucas 10, 1-9


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas -
 
1Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. 2Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. 3Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. 4Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. 5Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! 6Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. 7Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. 8Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. 9Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo.

- Palavra da salvação.



MENSAGEM DO DIA

O filho preferido
Pe. Zezinho. scj

Os pais injustos que dão tudo para um filho ou uma filha, negam quase tudo para o outro filho e nem sempre o fazem porque o outro filho é pecador ou é indigno. Mostram preferência, porque sentem preferência e eles mesmos não sabem explicar o porquê, arranjam alguma desculpa, mas na verdade privilegiam escandalosamente o filho escolhido, e prejudicam cruel e escandalosamente os outros filhos. E se forem dois filhos pior ainda, é mais visível e eles não se dão conta da sua cegueira.
Existe, portanto filho escolhido, e o filho rejeitado, nem sempre porque merece. Mas porque os pais pura e simplesmente ou tem medo, ou gostam demais do outro. Não há sacerdote, pastor ou educados que não conheça esses casos. Para o filho predileto, escolhido o dinheiro por fora, a herança os bens. Para o outro pouquíssimo ou nada, reclamem quanto quiserem, os outros esperam. Tem muita sabedoria a narrativa do livro do Genesis, principal personagem José do Egito, escandalosamente escolhido e protegido por seu pai Jacó, acendendo o estopim do conflito familiar, que durariam décadas. Conflito parecido com o de Esaú e Jacó. Portanto vinha de família e passava para família, filhos escandalosamente protegidos e escandalosamente escolhidos.
Por isso tomemos cuidado com essa história de religião eleita, escolhida. Religiosos eleitos e escolhidos por Deus. Como se Deus de amor infinito amasse mais a uns do que a outros. Deus não sabe não amar, não sabe amar menos, não sabe amar mais, porque ele ama de um amor infinito, tanto a vítima quanto ao assassino, as punições também serão de acordo com o pecado de cada qual, porque Ele é justo ao máximo, da mesma forma que é misericordioso ao máximo.
Deus consegue ser justo e misericordioso ao máximo, mas os pais nem sempre conseguem, muitas vezes são misericordiosos, mas injustos. Ao serem misericordiosos e bonzinhos demais para com um filho e severos demais para com outros. Os pais não precisam andar de canequinha na mão, mas devem se examinar para ver se não está protegendo excessivamente um filho contra todos os demais. A bíblia e o cotidiano nos lembram que nem sempre dá certo, quase sempre o filho escolhido, protegido é o filho que não deveria ter sido nem escolhido, nem protegido, acaba displicente, mimado e prepotente.
A meu ver não adianta muito escrever artigos desse teor, dos pais que privilegiam um filho são cegos e surdos. Não querem ver, não querem ouvir, não querem conversa, a vizinhança inteira percebe menos eles. Para um filho todas as chances e benesses e desculpas, para o outro dureza. Arranjem a desculpa que quiserem, mas estão errados, terrivelmente errados.

www.padrezezinhoscj.com
Comentários para: online@paulinas.com.br





SANTO DO DIA


18 de outubro


São Lucas

Lucas é um dos quatro evangelistas. O seu Evangelho é reconhecido como o do amor e da misericórdia. Foi escrito sob o signo da fé, nos tempos em que isso podia custar a própria vida. Mas falou em nascimento e ressurreição, perdão e conversão, na salvação de toda a humanidade. Além do terceiro evangelho, escreveu os Atos dos Apóstolos, onde registrou o desenvolvimento da Igreja na comunidade primitiva, relatando os acontecimentos de Jerusalém, Antioquia e Damasco, deixando-nos o testemunho do Cristo da bondade, da doçura e da paz.

Lucas nasceu na Antioquia, Síria. Era médico e pintor, muito culto, e foi convertido e batizado por são Paulo. No ano 43, já viajava ao lado do apóstolo, sendo considerado seu filho espiritual. Escreveu o seu Evangelho em grego puro, quando são Paulo quis pregar a Boa-Nova aos povos que falavam aquele idioma. Os dois sabiam que mostrar-lhes o caminho na própria língua facilitaria a missão apostólica. Assim, através de seus escritos, Lucas tornou-se o relator do nascimento de Jesus, o principal biógrafo da Virgem Maria e o primeiro a expressá-la através da pintura.

Quando das prisões de são Paulo, Lucas acompanhou o mestre, tanto no cárcere como nas audiências. Presença que o confortou nas masmorras e deu-lhe ânimo no enfrentamento do tribunal do imperador. Na segunda e derradeira vez, Paulo escreveu a Timóteo que agora todos o haviam abandonado. Menos um. "Só Lucas está comigo" E essa foi a última notícia certa do evangelista.

A tradição cristã diz-nos que depois do martírio de são Paulo o discípulo, médico e amigo Lucas continuou a pregação. Ele teria seguido pela Itália, Gálias, Dalmácia e Macedônia. E um documento traduzido por são Jerônimo trouxe a informação que o evangelista teria vivido até os oitenta e quatro anos de idade. A sua morte pelo martírio em Patras, na Grécia, foi apenas um legado dessa antiga tradição.

Todavia, por sua participação nos primeiros tempos, ao lado dos apóstolos escolhidos por Jesus, somada à vida de missionário, escritor, médico e pintor, transformou-se num dos pilares da Igreja. Na suas obras, Lucas dirigia-se a um certo Teófilo, amigo de Deus, que tanto poderia ser um discípulo como uma comunidade, ou todo aquele que entrava em contato com a mensagem da Boa-Nova através dessa leitura. Com tal recurso literário, tornou seu Evangelho uma porta de entrada à salvação para todos os povos, concedendo o compartilhamento do Reino de Deus por todas as pessoas que antes eram excluídas pela antiga lei.

0 comentários:

Postar um comentário